Média, mediana e moda - exemplo simples

Anda muita confusão na cabeça de muita gente com algo que é muito simples de entender.

Imaginemos 5 irmãos que vão à pasterlaria com a sua mãe. O primeiro irmão come 1 bolo, o segundo 2 bolos, o terceiro 3 bolos, o quarto 7 bolos, e o quinto 7 bolos, ou seja:

IrmãoBolos comidos
1
2
3
7
7


Média

A média será apenas a soma do número total de bolos comidos, a dividir pelo número total de irmãos, ou seja, a sua mãe tem de saber o número total de bolos comprados e apenas dividir pelo número total de filhos, para saber quantos bolos come em média cada filho:


Cada filho, em média, come 4 bolos.

Mediana

Todavia a mediana será 3. Excluindo o filho do meio que comeu 3 bolos, metade dos filhos comeu menos de 3 bolos sendo que a outra metade comeu mais de 3 bolos. Ou seja, a mediana é o número de bolos que comeu o "filho do meio", quando os filhos estão ordenados pelo número de bolos que comem.

Neste caso, como o filho do meio comeu 3 bolos, a mediana será 3.

Moda

A moda será 7, pois é o número de pedidos que aparece em maior número; houve dois irmãos que comeram 7 bolos. O empregado de mesa (garçon) da pastelaria a quem a mãe fez os pedidos, lembra-se-á que há vários pedidos, mas há um pedido que aparece em duplicado, ou seja, em maior número, neste caso é 7, pois dois dos irmãos pediram 7 bolos, enquanto nos restantes, todos os pedidos são diferentes.

Caso o primeiro, o segundo e o terceiro irmãos tivessem pedidos todos, cada um, 1 bolo, a moda seria 1, pois haveriam três pedidos de 1 bolo, e apenas dois pedidos, de 7 bolos.